Espaço Sorrir - Clínica odontológica especializada em Reabilitação Oral e Estética em Indaiatuba

 
 
 

Especialidades - Tratamentos Básicos

Odontologia Preventiva  / Clínica Geral


Odontologia Preventiva / Clínica Geral

Prevenção da cárie e da doença periodontal, através da manutenção de boas práticas de prevenção de doenças e promoção da saúde bucal.


 
 
 
Odontopediatria


Odontopediatria

Tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente. Como procedimentos clássicos da odontopediatria, são utilizados selantes, aplicação de flúor, profilaxia (limpeza) e o condicionamento do paciente. Para os que iniciam tardiamente a primeira visita ao dentista, pode ser necessário desde restauração em resina ou ionômero de vidro, até tratamentos endodônticos e confecção de coroas. A partir do nascimento dos primeiros dentes, a criança já pode ter sua primeira consulta.

A odontopediatria, está intimamente ligada a Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia.


 
 
 
Dentística


Dentística

Especialidade que cuida do dente propriamente dito. Seu principal foco é o tratamento da cárie: forma de deterioração dos dentes, doença multifatorial, transmissível e infecciosa de origem bacteriana, é a doença mais comum da cavidade bucal. As bactérias que se encontram normalmente na boca transformam os restos de alguns alimentos em ácidos, formados por um processo de fermentação de açúcares, atacando os tecidos mineralizados do dente, o esmalte.

As formas de tratamento são restaurações em resina (restaurações brancas, estéticas, incrustações, coroas). Dentro da dentÍstica, um procedimento muito procurado é a troca das restaurações em amálgama (metálicas) por restaurações estéticas em resina.


 
 
 
Endodontia (Tratamento de Canal)


Endodontia (Tratamento de Canal)

Ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Popularmente, a endodontia também é chamada de tratamento de canal e consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto). Depois da remoção do tecido, o dentista esteriliza o canal e o preenche com obturação em material específico.


 
 
 
Periodontia


Periodontia

Responsável pela prevenção e tratamento das doenças nos tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e dos ossos). A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes, e em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da baixa imunidade e de maus hábitos alimentares, se torna fragilizada, facilita as infecções decorrentes de bactérias, formando um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, que favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias. A infecção causa sangramento, alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço, etc.

O tratamento é feito através da remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes, e em último caso são indicadas cirurgias para facilitar o acesso.

Prevenção: somente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista.


 
 
 
Prótese Dental


Prótese Dental

Ramo da Odontologia destinado à reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente as características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares, através de prótese fixa ou móvel, funciona de forma similar aos dentes naturais, proporcionando uma boa mastigação e aparência de dentes saudáveis.


 
 
 
Ortodontia


Ortodontia

Tem por objetivo a correção de dentes tortos, espaçamento, como também uma melhora na parte estética da arcada dentária.

Aparelho Fixo: Recomendado para fins estéticos e/ou funcionais para quem busca ter os dentes alinhados e em harmonia. É utilizado para o alinhamento dos dentes, quando há complexidade no tratamento. Material usado: Os bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), ficam colados aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento e por um arco que serve de guia para a correção.

Aparelho Móvel: Indicado para pequenas movimentações dentárias e pacientes em fase de crescimento (Ortopedia Funcional dos Maxilares), são encaixados na boca e podem ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, a colaboração do paciente é muito importante para o sucesso do tratamento.

O retorno periódico ao dentista, é importante para a avaliação do reposicionamento dos dentes e o uso do aparelho deve ser diário (24hs), sendo removido apenas nas refeições e para a higiene bucal e do aparelho. O prazo de uso pode variar de acordo com cada situação.

Documentação Ortodôntica: Conjunto de exames, incluindo radiografias e modelos da arcada, que visam ajudar o dentista a analisar os casos de ortodontia (aparelho nos dentes). É solicitada antes de qualquer tratamento ortodôntico.


 
 
 
Ortopedia Funcional dos Maxilares


Ortopedia Funcional dos Maxilares

Especialidade que cuida da prevenção, supervisão e orientação do desenvolvimento do aparelho mastigatório e a correção das estruturas dento-faciais, incluindo as condições que requeiram movimentação dentária, bem como harmonização da face no complexo maxilo-mandibular durante a fase de crescimento das crianças (aparelhos móveis).


 
 
 
Tratamento da  Disfunção Temporomandibular (ATM),  Bruxismo e Dor Orofacial


Tratamento da Disfunção Temporomandibular (ATM), Bruxismo e Dor Orofacial

Tem por objetivo promover o diagnóstico e tratamento das dores, distúrbios do sistema mastigatório, região orofacial e estruturas relacionadas, através do uso de placas de mordidas.


 
 
 
Cirurgia Oral Menor


Cirurgia Oral Menor

Responsável pelo tratamento cirúrgico no próprio consultório, de algumas anomalias existentes na boca: